4 tipos de esfoliação mais usados na Limpeza de Pele
Falaaa paixonada pela estética!
A esfoliação é uma etapa extremamente importante para a limpeza de pele, ela garante a retirada das células mortas e facilita a ação dos ativos, principalmente a ação da emoliência.
Você fará uma excelente esfoliação, mas sempre se preocupando com o que definiu na avaliação.
DICA: Caso você avalie essa pele e perceba que ela não deve ser esfoliada, pelo menos naquele momento, você simplesmente pula esse passo, ok?
ESFOLIAÇÃO NA LIMPEZA DE PELE
1 – Física
Indicado para todos tipos de pele, contém grânulos com variadas gramaturas. Prefira grânulos naturais como sementes, arroz, café, por exemplo.
DICA: Primeiro retire os grânulos com uma gaze seca, e depois com algodão ou gaze embebido em água mineral ou soro fisiológico, isso facilita a remoção.
2 – Química
Indicada principalmente para peles mais espessas e lipídicas. Lembre-se de fazer avaliação da pele do seu cliente. Intressante para aplicar os peelings com maior segurança, fazer um curso específico.
Exemplos: Ácido salicílico, ácido mandélico
3- Enzimática
O peeling enzimático utiliza enzimas para “digerir” o acúmulo de células mortas da camada córnea, localizada na epiderme.
Excelente ação esfoliante e emoliente, com ativos originários de frutas normalmente, como mamão (papaína) e abacaxi (bromelina). Pode ser usado em peles mais “sensiveis”. Muito utilizado também na estética corporal.
4- Mecânica
Essa esfoliação é feita com equipamentos como peeling de diamante, cristal ou ultrassônico. Utilizamos em peles mais espessas e resistentes.
DICA: Para fazer associações, lembre-se antes da avaliação e do objetivo que você quer atingir.
O objetivo da esfoliação na limpeza de pele é diferente do objetivo por exemplo em um tratamento de rejuvenescimento, você não precisa fazer um procedimento agressivo.